Dia do Julgamento

"Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: 'O que fiz hoje pelos outros?'"

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Balanced Scorecard - BSC

O BSC tem como objetivo construir um sistema de indicadores chave de desempenho balanceados em quatro perspectivas , (Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento), possibilitando o monitoramento do desempenho global com alta integração entre os diversos níveis organizacionais, e garantindo a eficiência e a eficácia do negócio, com o estabelecimento de planos de ação alinhados aos objetivos empresariais, transformando a estratégia em ação.

O balanceamento dos indicadores é obtido a partir de um conjunto de relações de causa e efeito entre as variáveis críticas, incluindo indicadores com medidas de resultado, de tendências e ciclos de avaliações e feedback, definindo o plano da estratégia.

Estratégia é um conjunto de hipóteses sobre causas e efeitos. O sistema de medição deve tornar explícitas as relações entre os objetivos nas várias perspectivas, para que elas possam ser validadas e gerenciadas.

A cadeia de causa e efeito deve permear as quatro perspectivas do Balanced Scorecard. Por exemplo, o "Retorno sobre o Capital" como uma medida na perspectiva Financeira. O vetor dessa medida poderia ser a ampliação das vendas aos clientes existentes, resultado de um alto grau de lealdade entre esses clientes.

Portanto, a lealdade dos clientes poderá ser inclusa na perspectiva Clientes porque a expectativa é de que ela exerça forte influência no retorno sobre o capital. Mas, como a empresa conquistará a lealdade deles? A análise da preferência dos clientes pode revelar que a entrega pontual é altamente valorizada, o que, por sua vez, deve levar a um melhor desempenho financeiro.

Assim, tanto a lealdade dos clientes quanto a entrega pontual são incorporadas à perspectiva Clientes. Em seguida, perguntamos em que Processos Internos a empresa deve alcançar a excelência para se destacar na pontualidade das entregas.

Para melhorar a pontualidade, a empresa pode precisar reduzir o ciclo dos processos e aumentar significativamente a qualidade dos Processos Internos. Mas, como será possível melhorar qualidade e reduzir ciclos dos processos internos?

Treinando e melhorando a capacitação dos funcionários operacionais, um objetivo candidato para a perspectiva do Aprendizado e Crescimento. Assim temos toda uma cadeia de relações de causa e efeito alinhadas verticalmente na busca dos objetivos financeiros da organização.

Com o BSC, o sistema permite que as organizações possam traduzir suas estratégias em um conjunto de medidas financeiras e não financeiras de forma integrada. O sistema orienta as unidades da organização para que cada indicador definido seja elemento de uma cadeia de causa e efeito que comunica o significado da estratégia em todos os níveis da organização.

O sistema permite que os indicadores de desempenho estratégico definidos no BSC, sejam vinculados aos indicadores das atividades Produtos e Processos definidos no ABC/ABM/ABB, criando uma integração entre as diversas metodologias utilizadas, alinhando o pensamento estratégico da organização e integrando automaticamente o acompanhamento de desempenho.

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