Dia do Julgamento

"Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: 'O que fiz hoje pelos outros?'"

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Benchmarking

 O uso de Benchmarking, ou padrões de referência no processo de avaliação dos indicadores de desempenho, é um meio para as empresas buscarem as melhores práticas utilizadas pelas companhias reconhecidamente líderes e consideradas de classe mundial, de forma a conseguir vantagens competitivas no mercado.
 
O melhor significado para este termo, Benchmarking é Padrão de Referência. O Benchmarking é uma ferramenta útil na busca de melhores práticas utilizadas pelas companhias reconhecidamente líderes e consideradas de classe mundial.
 
O processo de Benchmarking busca, constantemente, um desempenho sempre superior e o seu maior propósito é fazer com que a empresa torne-se Classe Mundial no mercado onde atua.
 
Algumas definições de Benchmarking: 
  • É um processo contínuo de medição de serviços ou produtos, comparando-o com os principais competidores ou com companhias reconhecidamente líderes;
  • É a fonte de comparação com as melhores práticas de mercado que exercem um desempenho superior;
  • É um processo contínuo de análise das melhores práticas do mundo com o objetivo de estabelecer ou validar objetivos e metas dos nossos processos, de modo a atingir níveis de classe mundial. 
    Uma questão importante a ser respondida é a seguinte: por que fazer Benchmarking?
    Algumas razões são fundamentais: 
    • Para buscar o melhor desempenho;  
    • Definir uma melhoria constante nos processos;  
    • Fazer parte integrante da estratégia de avaliação;  
    • Fazer uma avaliação objetiva dos pontos fortes e fracos dos processos e das funções;  
    • Estimular o desenvolvimento de novas idéias e novos métodos de trabalho;  
    • Ser um facilitador do processo de mudanças internas;  
    • Suportar o desenvolvimento de novas metodologias e melhorar a utilização dos recursos;  
    • Responder a questão: como você sabe?  
    • Não reinventar a roda. 
      Na busca dos melhores padrões de referência, estaremos sempre fazendo comparações com o propósito de alcançarmos o BENCHMARKING.
      As principais características são: 
      • O Benchmarking é um processo contínuo de aprendizado e de descobertas que deve ser incorporado ao sistema gerencial; O ponto focal é como os outros conseguem resultados superiores, isto é, resultados de nível de classe mundial; Criatividade, inovação e mente aberta são fatores chaves no processo de Benchmarking; Preparar-se muito bem, particularmente para os casos externos: troca de informações fidedignas é absolutamente fundamental.
      Uma das maneiras de se iniciar o processo de Benchmarking é ter como propósito sempre buscar o que há de melhor, objetivando cada vez mais melhorar a satisfação dos nossos clientes.

      Do ponto de vista da organização, o processo de Benchmarking consiste basicamente em: conhecer o negócio, com vistas a buscar as oportunidades de melhorias; identificar quem está atingindo os melhores resultados, compreender e incorporar os melhores métodos e práticas usadas, e monitorar o desempenho interno para atingir uma vantagem competitiva no mercado.








Nenhum comentário: