Dia do Julgamento

"Cada dia é o dia do julgamento, e nós, com nossos atos e nossas palavras, com nosso silêncio e nossa voz, vamos escrevendo continuamente o livro da vida. A luz veio ao mundo e cada um de nós deve decidir se quer caminhar na luz do altruísmo construtivo ou nas trevas do egoísmo. Portanto, a mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: 'O que fiz hoje pelos outros?'"

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Como aumentar a produtividade no trabalho

Cultivar um ambiente de trabalho produtivo é algo que exige dedicação permanente não só do líder, mas de toda equipe. “Líderes são o retrato da cultura organizacional, porém os resultados vêm da produtividade dos colaboradores.  Nesse sentido, todos são responsáveis pela criação de um ambiente seguro e eficiente de compartilhamento de conhecimento e condução de processos”, afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques.

Para criar e manter um ambiente de trabalho funcional e dinâmico, Marques, que é autor dos livros Coaching de Carreira Leader Coach: Coaching como Filosofia de Liderança apresenta 5 soluções para líderes e liderados: 

Estabeleça prioridades e saiba dizer não
“Você precisa de um equilíbrio entre cumprir suas tarefas, atender as demandas e dizer não quando for preciso. O importante é organizar o tempo a fim de atender as prioridades com qualidade e no prazo certo. Se necessário, peça um tempo limite maior ao seu gestor. E se você é líder, veja como pode negociar as prioridades com a equipe”. 

Valorize o outro
“Algumas dicas como ver nas diferenças do colega a possibilidade de aprender; criar disponibilidade de compartilhar conhecimento e expertise; ter confiança na capacidade do outro e batalhar junto por metas comuns ajudam a criar um ambiente menos competitivo e mais produtivo”. 

Impeça distrações
“Em alguns momentos, as distrações ajudam a relaxar e aliviar a tensão. Mas em excesso prejudica a produtividade. O gestor pode minimizar os seus efeitos realizando planejamentos com metas diárias, delegando responsabilidades, e reavaliando os prazos para obter maior controle sobre as demandas e os processos de trabalho de cada um. Mas cada um é responsável por seu próprio tempo, por isso é preciso evitar resolver pendências pessoais e conversar com amigos e família durante o expediente, seja pelas redes sociais ou pelo celular”. 

Mantenha a saúde em dia 
Não é novidade que dormir e alimentar-se bem, além de praticar atividade física são fundamentais para ter qualidade de vida. E isso se estende à vida profissional. “Exercitar-se, beber bastante líquido e alimentar-se de três em três horas mantém o corpo saudável e isso, sem dúvida, reflete na produtividade diária no trabalho”.

Motive a equipe
“Se você for líder, uma série de comportamentos pode ajudar a encorajar os profissionais a darem o melhor de si e buscarem aperfeiçoamento. Para isso, mantenha um canal de comunicação aberto, onde pessoas possam ouvir e ser ouvidas; saiba dar e receber feedbacks; identifique o perfil de cada liderado e delegue responsabilidades específicas; proponha desafios, instigando cada um a dar o melhor de si; incentive a inovação; compartilhe conhecimento e experiência; seja positivo e otimista, e, na medida do possível, mais informal.”

Nenhum comentário: